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Verão saudável: 10 dicas de cuidados no verão para aproveitar e se proteger

10/01/2022
O verão chegou! Com ele, o sol parece ficar mais quente, a temperatura aumenta e todo mundo sente que poderia ter investido numa piscina em casa! 😆
Brincadeiras à parte, é muito importante se cuidar durante as estações mais quentes, afinal vivemos num país tropical e algumas medidas são necessárias para você poder aproveitar o calor e se refrescar sem se preocupar.

Então no texto de hoje compilamos 10 dicas essenciais de cuidados durante o verão para você curtir, mas curtir protegido.


Água é a minha religião

Em um clima ameno, o corpo humano precisa de pelo menos 2 litros de água diariamente para poder funcionar direitinho.
Durante o calor, nós transpiramos mais, eliminando mais líquidos e sais minerais do corpo. Isso significa que precisamos repor estes elementos, então procure beber mais água do que o normal durante o verão.

Se você não está acostumado a beber muita água, não se preocupe. Você pode ajudar o seu corpo apostando em chás naturais, água de coco e frutas ricas em água, como melão, abacaxi e melancia por exemplo.
O ideal é consumir pelo menos 2,5 litros de água por dia durante o verão. Lembre-se que uma boa hidratação diária não é fundamental apenas para o funcionamento dos nossos órgãos internos, mas também para a saúde dos cabelos e da pele.


Sobre refrigerantes e sucos industrializados

Ah! Uma informação importante: refrigerantes e sucos industrializados são uma delícia, porém, contém muito açúcar e baixo valor nutricional.
No caso dos refrigerantes, como a composição deles é ácida, o corpo precisa usar cálcio para facilitar a digestão, o que pode causar pedras nos rins, devido ao excesso de cálcio circulando.
A dica é: se for tomar refrigerante, aumente ainda mais o consumo de água para se manter hidratado, ok?


Alimentação no verão

Sempre que estamos sentindo calor, o organismo trabalha para “refrescar o sistema”, uma vez que altas temperaturas podem nos prejudicar fisicamente.
Portanto, quando chegamos na estação mais quente do ano, o corpo entra em alerta, ele está o tempo todo trabalhando para mantermos uma temperatura saudável.

Então precisamos ajudar o nosso corpo a se preocupar com o que realmente importa, nos alimentando adequadamente.
Alimentos pesados e gordurosos sobrecarregam o sistema digestivo, que precisa trabalhar em dobro para processar tudo.
Esse excesso de trabalho pode causar problemas gastrointestinais, então prefira alimentos mais leves durante o verão, como frutas, saladas, legumes, preparos cozidos sem muitos molhos.


Cuidado com os alimentos no calor

Quanto mais alta a temperatura, mais rápido os alimentos estragam.
Por isso, sempre que uma refeição sobrar, guarde na geladeira ou, se não for possível, pelo menos em um lugar mais fresco e arejado.

Durante as estações mais quentes a probabilidade de acontecerem intoxicações alimentares é maior por causa disso; então desconfie de qualquer cheirinho estranho e não consuma refeições em qualquer estabelecimento. Avalie antes.


Para aquele bronzeado show

Aposte em alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão, tomate e laranja.
Além de nutritivos e saborosos, estes itens deixam o seu bronzeado ainda mais bonito.

Frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C e E também ajudam nesse processo, como limão, acerola e grãos em geral.
Os antioxidantes presentes nesses alimentos ajudam a fazer com que o bronze dure mais.


Evite as bebidas alcoólicas

Assim como os alimentos gordurosos, as bebidas alcoólicas também influenciam diretamente no funcionamento do organismo.
Elas causam uma intoxicação passageira no corpo, que leva à famigerada ressaca no dia seguinte.

Além disso, o álcool estimula a micção e a transpiração, o que aumenta a perda de água e pode causar desidratação, então beba com moderação e só se você for maior de idade.


Protegendo a pele do sol

A pele é o maior órgão do corpo humano e assim como todos os outros, precisa de cuidados.
O risco de desenvolver câncer de pele aumenta durante o verão, já que a tendência é tomarmos mais sol.
Além disso, na estação mais quente existe um aumento da incidência de raios ultravioleta, que como você sabe, podem causar queimaduras sérias na pele.

Então, para se proteger, use protetor solar com FPS 30 pelo menos, ou superior.
Aplique o produto antes de se expor ao sol e aproveite!
Lembrando que quando for curtir uma piscina ou mar, é importante repassar o protetor a cada 2 horas, para manter a proteção.


Roupas e acessórios ajudam

Use e abuse de bonés, viseiras, óculos escuros, chapéus e roupas leves, mas que cubram uma parte maior do corpo para se proteger do sol.
Na praia e na piscina, prefira ficar mais tempo embaixo do guarda-sol, tendas e barracas, para evitar exposição excessiva aos raios ultravioletas.


Cuidado com as micoses

O verão une tudo que os fungos gostam: umidade e calor.
Por isso, essa estação aumenta também a incidência de micoses, que são fungos que normalmente se proliferam embaixo das unhas, entre os dedos dos pés – a famosa frieira – e em locais mais quentes do corpo, como virilha, dobrinha do braço, axilas etc.

Para evitar se contaminar, é importante:
  • Usar chinelos em ambientes coletivos que estão sempre úmidos, como sauna, ducha de praia, banheiros, vestiários etc;
  • Tomar um banho depois que sair da piscina ou voltar da praia;
  • Trocar as roupas de banho molhadas o mais rápido possível;
  • Se secar bem após o banho.

Saúde dos cabelos no verão

Os cabelos, assim como a pele, também podem sofrer no verão.
Vento, areia, sal, cloro, sol demais, tudo isso prejudica a saúde dos cabelos.

Então confira essas dicas para cuidar das suas madeixas durante a estação mais quente:
  • Enxágue os cabelos com água doce depois de sair da piscina ou do mar;
  • Se for ficar muitos dias na praia ou na piscina, use um shampoo antirresíduos para remover totalmente o cloro, o sal e demais impurezas dos cabelos;
  • Evite usar muito calor nos cabelos durante o verão, como secador e chapinha;
  • Prefira banhos frios ou mornos. Água quente é terrível para o cabelo;
  • Mantenha sua rotina de hidratação normalmente, mas aumente a frequência. Se você hidrata o cabelo a cada 15 dias, experimente fazer isso uma vez por semana.