ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
Home > Blog > Preparativos para a volta às aulas presenciais: o que você não pode esquecer

Preparativos para a volta às aulas presenciais: o que você não pode esquecer

07/01/2022

Volta às aulas presenciais

É seguro dizer que estamos todos ansiosos para voltar a conviver socialmente sem nos preocuparmos com uma pandemia mundial.

Se nós estamos assim, imagine só as crianças e adolescentes, que ainda não entendem muito bem o porquê de estarmos isolados.

Mesmo assim, não sabemos quando poderemos circular sem máscara e aglomerar de maneira segura, então essa volta às aulas ainda representa uma certa insegurança, principalmente para os pais dos pequenos, que não costumam se preocupar muito com distanciamento social.

Diante desse cenário, nos preocupamos em oferecer algumas dicas para você que está prestes a preparar a prole para voltar à escola com um checklist simples, mas eficaz. Vamos lá?

Checklist de volta às aulas

Além de se atentar para a lista de material, uniforme e regras da escola nessa nova fase da pandemia, também é importante prestar atenção ao comportamento das crianças frente à volta às aulas.

Lembre-se que as crianças e os adolescentes estão em casa há dois anos, sem conviver com outros de sua idade.
Assim como nós vamos enfrentar uma readaptação ao convívio social, eles também vão.

Converse com eles

Reflita junto com as crianças e adolescentes sobre o que significa a volta às aulas para eles. É importante lembrá-los que o convívio social pede regras de comportamento.

Respeitar os colegas, professores e outras figuras de autoridade da escola é fundamental para facilitar essa readaptação. Em casa, as regras são ditadas por você, mas na escola, o processo é diferente.

Eles precisam entender essas diferenças e começar a pensar no próprio comportamento antes mesmo das aulas voltarem.
É claro que você não deve apenas falar, mas também ouvir. Pergunte sobre o que eles pensam, sentem e temem a respeito da volta às aulas.
Pergunte sobre seus amiguinhos, sobre prestar atenção na aula, o que eles gostam e o que não gostam na escola, etc.

Observar também é importante

Além de bater esse papo com seus filhos, também é bacana prestar atenção no comportamento deles quando o assunto é voltar para a escola.
Principalmente para os adolescentes, que estão atravessando uma fase difícil da vida, com muitas mudanças, alguns sinais podem representar que eles não estão bem preparados para voltar a conviver socialmente na escola:

  • Ansiedade;
  • Falta de interesse na escola;
  • Não conseguir se concentrar;
  • Muita timidez;
  • Crises de pânico;
  • Irritação em excesso;
  • Crises de choro ou
  • Agressividade.
Caso conversas francas e empáticas não funcionem, é importante buscar ajuda de especialistas para ajudar seus filhos a se adaptarem à escola.

Mas não cobre demais

A volta às aulas é importante e boas notas também, mas não cobre demais.
A escola já é um ambiente de cobrança, chegar em casa encontrando ainda mais cobrança não é saudável.
Dê tempo aos pequenos para que se adaptem a esse novo cenário. Cada um vai reagir de uma forma diferente e se adaptar num tempo diferente.

Faça uma contagem regressiva divertida

Com a ajuda de um calendário de parede, circule o dia em que as aulas vão voltar e deixe que os pequenos façam grandes “X” nos dias conforme eles forem passando.

Faça desse momento algo divertido, durante o café da manhã, por exemplo. “Quem comer tudo pode fazer o X no calendário”. Esse tipo de atividade, por mais simples que seja, ajuda a transformar as aulas presenciais em algo bom e esperado.

Compre e organize o material escolar

Comprar o material escolar é sempre uma tarefa divertida, pelo menos para as crianças. Escolher os personagens dos cadernos, a mochila, o estojo, pode ser bastante motivacional para elas.

Peça a ajuda da criançada para organizar as compras e os materiais antigos, fazer “uma limpa” no guarda-roupa onde esses materiais ficam guardados e se preparar para o novo ano letivo que vem aí.

Lembre-se que no Covabra você encontra tudo que precisa para a volta às aulas, seja para crianças, adolescentes e até adultos.

Entretenimento é importante

Lembre-se de como era legal quando você era criança e voltava das férias cheio(a) de histórias para contar: viagens, passeios, brincadeiras...
Agora você é pai ou mãe, então é responsável por criar essas memórias para os seus filhos. Aproveite o restinho de férias que falta e organize passeios bem divertidos.

Assim, quando eles voltarem para a escola, terão muito assunto com os coleguinhas e sentirão menos falta de casa.

Todo mundo dormindo cedo

Ter uma rotina de horários é muito, mas muito importante, não só para crianças e adolescentes, mas para adultos também.
Dormindo cedo, acordamos mais descansados. No caso das crianças, boas noites de sono refletem em uma tranquilidade maior para acordar e ter disposição para as tarefas do dia.

Voltar a ter horários para dormir, levantar, comer e cumprir com as tarefas domésticas antes das aulas voltarem é uma ótima estratégia de readaptação para a volta às aulas presenciais também.

Hoje as dicas eram essas, pessoal!
Depois contem para nós se elas deram certo aí na sua casa. Até a próxima!