ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
Home > Blog > Gostosuras ou travessuras? Brincadeiras com as crianças no Halloween:

Gostosuras ou travessuras? Brincadeiras com as crianças no Halloween:

06/10/2021

O Halloween, ou Dia das Bruxas como também é conhecido, está chegando! Então trouxemos algumas dicas bem legais de atividades e brincadeiras para fazer com as crianças nesse dia. Por ser uma data importada dos Estados Unidos, pode ser que os papais, mamães e responsáveis de plantão fiquem um pouquinho perdidos sobre o que fazer para deixar a data mais divertida. Se você se enquadra nessa situação, fica com a gente! 

Decoração da casa para o Halloween

Existe um ditado antigo que diz: a melhor parte da festa é esperar por ela. Convenhamos que deixar a casa pronta, com decoração, comidinhas e bebidinhas típicas e contar com a participação da criançada no processo pode ser bem divertido. Veja a seguir algumas dicas de como deixar a casa espantosa e divertida:

Luminárias fantasmagóricas


Usando embalagens de produtos de limpeza que tenham certa transparência, um canetão preto e luzinhas pisca-pisca, você consegue um efeito muito legal. Apague as luzes, ligue os pisca-piscas e deixe os monstros tomarem conta da casa!

Teias assustadoras


Tem duas maneiras de fazer teias de aranha. Uma dela é como na imagem, com palitos de picolé e barbante, trançando e colando os fios até formar a teia, ou então com algodão; vá esticando o algodão até que ele fique parecendo uma teia e prenda na parede, nos móveis, onde você achar que fica legal. Para dar um efeito mais realista, compre aranhas de plástico e cole na teia. O efeito é bem legal. Quanto mais algodão, melhor.

Fantasminhas e morcegos aterrorizantes



Usando feltro, EVA ou papel cartão, você pode criar uma revoada de morcegos ou então pequenos fantasminhas e espalhar pela casa. Desenhe os olhinhos com caneta ou então incremente com olhinhos para artesanato. Você consegue encontrar esses olhinhos em lojas de aviamento e tem muitos moldes disponíveis na internet para impressão.

Monstrinhos e outras decorações


Monstrinho na descarga do banheiro


Móbile de monstrinhos com rolo de papel higiênico


Pegadas e mãozinhas com rosto


Poções mágicas da bruxa

Criar e contar histórias de terror

Use a imaginação e crie suas próprias histórias de terror! O legal é que dá para criar uma história colaborativa. Cada um escreve uma frase que começa a história num papel, sorteia-se a frase e a partir disso cada um conta um pedaço, como pensou. Onde será que isso vai dar? Diversão garantida!

Fantasias horripilantes

Nos Estados Unidos o Halloween é uma desculpa perfeita para se fantasiar. E não necessariamente as crianças se vestem de personagens de terror, como múmias, vampiros e bruxas. Vale a pena perguntar para as crianças o que elas querem ser no dia das bruxas e investir numa fantasia. Você pode alugar ou então usar a criatividade e montar um look com roupas e tecidos que já tem em casa.

Brincadeiras tenebrosas

Prepare a família toda para uma gincana assustadora! O ganhador leva todos os doces do “gostosuras ou travessuras”. Veja abaixo algumas sugestões de brincadeiras simples, mas super divertidas para fazer no Halloween com a criançada:

  • Caça ao fantasma: um tipo de caça ao tesouro, mas em vez de tesouro você caça um fantasma e manda ele embora da casa.
  • Batalha de desenhos: quem fizer a arte mais horripilante ganha.
  • Batalha de múmias: divida a família em dois grupos e forneça papel higiênico para as equipes. Quem montar uma múmia primeiro ganha.
  • Derruba-copos ou derruba-latas: com uma bolinha, tente derrubar o máximo de copos de plástico ou latas empilhados possível em 3 tentativas. Quem derrubar mais, ganha.
  • Competição culinária: escolha uma receita assustadora e divida a família em grupos. O prato mais saboroso ganha.

Receitas apavorantes

Para aproveitar ao máximo esse Halloween, faça receitinhas deliciosas dentro da temática horripilante para entrar no clima. Veja abaixo algumas opções.


Suspiros fantasmas com calda de chocolate, criando um rostinho tenebroso


Beijinho com corante laranja para lembrar uma abóbora. Perfeito!


Bolo cemitério, com covas, lápides e tudo que a criançada tem direito.


Pipoca sangrenta com calda de caramelo vermelho


Sanduíche com patê em formato de caixão. Simples e impactante!


Bolinho monstrinho: esse é super simples, dá para comprar os bolinhos prontos e só usar confeitos de chocolate para finalizar os olhinhos.


Lembrete importante: tudo que você precisa para ter um halloween perfeito tem no Covabra. Planeje a sua festinha com a criançada de casa e conte com a gente para deixar a data ainda mais especial.