ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
Home > Blog > Descubra como harmonizar vinhos com pratos inusitados.

Descubra como harmonizar vinhos com pratos inusitados.

19/05/2021

Harmonizar vinhos nem sempre é uma tarefa fácil. Existe uma infinidade de tipos de uvas, meios de produção e uma complexidade de sabores que só os estudiosos compreendem ao degustar um rótulo. Por isso pode ser um pouquinho difícil para nós, meros apreciadores da bebida, descobrir com quais tipos de pratos cada vinho combina.

Mas não se preocupe, porque no post de hoje, aqui no blog do Covabra, o tema é justamente esse: harmonização de vinho com vários tipos diferentes de alimentos; peixes, carnes, sobremesas, enfim: fique com a gente se você se interessa pelo assunto e quer saber mais sobre harmonizações diferentes.

Harmonizar vinhos: como fazer isso com pratos incomuns?

Normalmente, ao pesquisar na internet, encontramos muitos textos sobre como harmonizar vinhos com massas, carnes e até peixes. Mas e as sobremesas, por exemplo? Ou então comida árabe, frutos do mar... Uma infinidade de pratos podem ser combinados com vinho, e vamos listar aqui como você pode fazer isso.

Tipos de vinho:

Existe uma variedade gigantesca de tipos de vinho, e dentro de cada categoria podem se ramificar mais subcategorias. Cada uma tem suas próprias nuances, sabor e composição, mas as mais comuns são as seguintes:

  • Espumante: os espumantes são como os vinhos brancos ou rosés, mas passam por duas fermentações. O processo de produção do espumante se divide em três categorias: o Método Tradicional, também conhecido como Champenoise, o Método Charmat e o Método Asti.

  • Vinho Tinto: feito através da extração de uvas tintas. A cor do vinho tinto vem do trabalho com as cascas das uvas. O grau de intensidade da cor e também do sabor desse tipo de vinho depende da variedade de uva usada e o tempo de maceração (quando as cascas descansam no mosto, que é o sumo de uvas frescas que não passaram ainda pelo processo de fermentação).

  • Vinho Rosé: bem parecido com o processo do vinho tinto, a diferença está nos métodos, que se dividem entre Tradicional, Corte de Vinho e Sangria. O Tradicional se baseia em manter cascas e sementes das uvas junto ao mosto de 2 a 24 horas antes da fermentação; o Corte de Vinho é, resumidamente, uma mistura de vinho branco com vinho tinto – técnica não muito apreciada pelos estudiosos; e na Sangria retira-se uma parte do mosto para seguir o processo de fermentação do vinho rosado.

  • Vinho Branco: a diferença do vinho branco para os outros tipos é que as cascas são separadas do mosto assim que são prensadas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os vinhos brancos podem ser produzidos com uvas tintas; é a ausência das cascas que faz com que ele fique quase transparente.

  • Fortificado: os vinhos fortificados são os que têm aguardente vínica ou algum outro destilado na composição. Faz com que o teor alcoólico e doçura sejam maiores.


Como harmonizar vinho com queijo:

Assim como os vinhos, os queijos têm uma infinidade particular de sabores e categorias. É delicioso poder degustar queijos e também vinhos. Então por que não unir os dois? Veja abaixo algumas combinações que podem agradar o seu paladar:

  • Vinho branco ou tinto leve harmonizam bem com os queijos Gouda, Brie e Camembert.
  • Espumantes, fortificados e vinho do Porto vão bem com o queijo Roquefort.
  • Emmental, Pecorino, Grana Padano e Gruyère, por sua vez, são excelentes acompanhados de vinhos tintos encorpados.
  • Ricota e Cottage, por serem queijos mais leves, precisam de um vinho igualmente leve, como espumantes refrescantes e frutados.


Como harmonizar vinho com chocolate:

Vinho com chocolate é uma delícia, mas aposto que você ainda não tinha pensado nessa combinação. Pois bem: o chocolate que casa melhor com a bebida é o meio amargo, porque ele tem menos gordura e menos açúcar, propriedades que podem atrapalhar as papilas gustativas na hora de sentir outros sabores.

Dê preferência a vinhos licorosos, encorpados e fortificados, como o tinto de sobremesa, por exemplo. Se você for fã de vinhos secos, como a maioria dos apreciadores brasileiros, opte por um chocolate com maior concentração de cacau, ou seja, ainda menos gordura e açúcares.

Mas isso não significa que é impossível harmonizar vinhos com chocolates gordurosos, como o ao leite ou mesmo o branco. Se esta é a sua preferência, aposte então em um espumante moscatel, já que a acidez da bebida ajuda a remover a gordura que fica na boca após a ingestão desses chocolates.

Harmonizando vinhos com a culinária árabe:

Também é possível combinar os mais variados pratos árabes com vinho. Veja abaixo algumas indicações.

  • Kibe, kebab ou esfiha: opções leves que levam a carne como ingrediente principal. Combinam bem com tintos frescos e frutados, não muito encorpados.
  • Homus, babaganuche e coalhada: harmonizam bem com espumantes; a acidez contrasta com o sabor dos pratos.
  • Tabule: por ser uma refeição mais leve, é melhor escolher os vinhos brancos não encorpados, para que não se sobreponham ao sabor da salada.

Como combinar frutos do mar e vinho:


Os frutos do mar são um universo à parte na culinária, uma vez que é necessária grande habilidade para preparar um prato à altura da riqueza de sabor dos ingredientes e também do alto valor agregado. É possível combinar uma série de espumantes com frutos do mar, como o espumante brut, por exemplo. O extra-brut e o demi-sec também combinam muito bem com essas iguarias.

Procurando um bom vinho?

O Covabra sempre se atenta às tendências e tem ocorrido um aumento na procura por indicações de harmonização de vinhos. Como muitas pessoas estão ficando mais tempo em casa, algumas têm se aventurado na cozinha, e nada melhor do que um bom vinho para acompanhar essas aventuras.

Deixamos aqui o convite para que você conheça a adega do Covabra, que é uma das mais completas quando o assunto é variedade e qualidade. Temos rótulos brasileiros, produzidos aqui, mas também temos uma grande diversidade de vinhos importados.

Compartilhe esse texto com seus amigos que também gostam de harmonização de vinhos e estão começando a aprender mais sobre o assunto.

Até a próxima!


© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.